
Criança observa,
com amor e não com indiferença.
Isso é que a faz...
_ Ver o invisível _
Maria Montessori
E na passada segunda-feira lá foi o Duarte à doutora ("ota vez?!") e à inevitável palpação ao seu massacrado testículo. Gritou a plenos pulmões, pois claro! O veredicto foi o previsto: ida urgente ao hospital para ser visto pela médica que o operou.
Ontem "plantei-me" à porta do consultório e não saí de lá sem me verem a criança, assustadíssima com aquilo que, efectivamente, veio a acontecer - nova palpação! (quando eu lhe contar, em adulto, que foi apalpado por tanta mulher, num tão curto espaço de tempo, ele não vai acreditar!!).
A verdade é que o Duarte terá de ser novamente operado pois, segundo palavras da médica, voltámos praticamente à estaca zero! Teremos de deixar passar cerca de um ano até à nova operação - há uma ínfima esperança de que a coisa se componha, mas não quero criar grandes expectativas para não me desiludir mais tarde!!
Que é, então, esse "bicho-papão" denominado criptorquia?
Criptorquia (de cripto, caverna, esconderijo + orquis, testículo), chamada, muitas vezes, criptorquídea, é a ausência de um ou ambos os testículos na sua posição natural, o escroto. "Em alguns casos, o testículo não tem nenhuma possibilidade de completar a sua descida para o escroto e fica no interior do canal inguinal ou do abdómen. Esta situação, pode comprometer a integridade do testículo e provocar esterilidade na idade adulta, pelo que se aconselha a tratar o problema antes dos dois anos de idade (...) ou recorrer à intervenção cirúrgica". (encontrei aqui)
De
magnolia a 16 de Outubro de 2008 às 09:12
Tadinho do Duartinho...mas ele como é um pequeno guerreiro vai vencer todas as etapas! Vai correr tudo bem minha querida amiga, de uma ou de outra forma tudo se vai compor.:)
Muitos beijinhos para a familia toda e um muito especial para o Duartinho:-)
De
Cris a 16 de Outubro de 2008 às 17:19
Obrigada, Cláudia!
Ele é mesmo o meu pequeno guerreiro!! Já ultrapassou outras batalhas bem piores... Vai vencer também esta!
Beijinhos
Tadinho!!
Espero que corra tudo bem!
De
Cris a 16 de Outubro de 2008 às 17:17
Depois do que ele já passou, há-de correr com certeza!!
Beijinhos
Caramba... que fraca sorte... coitadinho do Duarte... minha querida, sei que deves estar a entrar em desespero, um grande beijinho...aos dois....
De
Cris a 16 de Outubro de 2008 às 17:16
Obrigada, Isabel!
Beijinhos também para vós
De
Guida a 16 de Outubro de 2008 às 12:10
Ó minha querida, que pena a operação não ter resultado... Não sei que te diga que te faça sentir melhor, ou alterar os factos... Apenas quero deixar um beijo muito grande para ti e para ele, e ânimo, não foi desta mas há-de correr tudo pelo melhor mais tarde.
Força!
De
Cris a 16 de Outubro de 2008 às 17:15
Também espero que sim!
Obrigada pela força!
Beijinhos
De Alexandra a 16 de Outubro de 2008 às 13:01
que chatice o Duarte ter que ser operado outra vez. O testículo do Tiago parece-me estar na bolsa mas é mais pequeno que o outro. Dia 20 tem consulta de pós-operatório e só aí vou ter a certeza de que está tudo bem.
Pelo que percebi a operação do Duarte foi diferente da do Tiago. Foi por laparoscopia? A do Tiago foi normal com dois cortes e pontos.
Beijinhos e coragem!
De
Cris a 16 de Outubro de 2008 às 17:14
A do Duarte também foi normal, mas só levou um ponto no testículo! No corte superior aplicaram uma espécie de cola.
Agora voltamos à consulta em Fevereiro. Vamos ver se desta vez ele deixa fazer a observação...
Beijinhos
De
Joana a 5 de Agosto de 2009 às 11:47
Bom dia,
eu li o seu post sobre a criptorquia e acontece, que tenho um bebé de 9 meses que sofre do mesmo problema. O médico fala em tratamentos hormonais ou intervenção.
No entanto, e apesar da busca incessante de informações sobre este problema achei que não poderia haver nada melhor do que conversar sobre todo este processo com alguém que já passou pelo mesmo. Se me puder elucidar mais sobre como é feita a cirurgia e todo o processo pós-operatório, eu agradecia.
Um abraço,
Joana B. Câmara
De
Cris a 5 de Agosto de 2009 às 12:37
Olá Joana
A cirurgia é muito simples e relativamente rápida. O Duarte entrou pelas nove da manhã e saiu no mesmo dia às cinco da tarde... Ficou mais por precaução. São bebés, têm outra tolerância à dor e, acima de tudo, têm dificuldade em ficar quietos. Depois há os cuidados com a higiene - o meu Duarte não nos deixava tocar, tal era o medo!
O teu bebé ainda é pequenino julgo que a intervenção será mais eficaz... Continuo a achar que agiram muito tarde no caso do Duarte... foram adiando na esperança de que fosse ao lugar com o tempo e agora já é mais difícil! No fim deste mês vamos fazer nova ecografia para se decidir sobre o que fazer a seguir... O testículo voltou a subir e a médica já nos falou em tirá-lo (mas apenas em último caso... espero que não venha a ser necessário!!).
Não sei se ajudei... Alguma dúvida que eu possa esclarecer, é só perguntar!
Beijinhos
De
Joana a 5 de Agosto de 2009 às 15:55
Muito obrigada por se ter disponibilizado em ajudar-me.
Um grande beijinho para o Duarte.
Joana e Afonso
Comentar post