Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007

Pausa na Terapia da Fala!

 

            0009dt4t

 

      Vamos fazer uma pausa nas sessões de Terapia da Fala com o Duarte! Sexta-feira passada já não fomos ao Hospital... O Duarte já diz muitas palavras com alguma correcção e esforça-se por articular os sons que ainda não saem correctos - esta semana "trabalhámos" o "g" e foi uma vitória para ele conseguir dizer gato, ficou radiante. O problema é que quando se encontra na salinha com a terapeuta praticamente se recusa a falar... Assim, decidimos, em comum acordo, interromper as sessões durante alguns meses de modo a permitir que o Duarte adquira alguma maturidade e desenvolva naturalmente os sons em falta.

      A terapeuta é de opinião que o Duarte não está a nasalar a voz, embora eu lhe sinta, principalmente quando chora, um tom mais agudo que o normal (tenho sempre a referência do irmão!).

     

      Quanto a outras habilidades, tais como as ilustradas no cartoon, essas estão cada vez mais activas... Está naquela fase em que ora quer fazer tudo sozinho sem qualquer ajuda ora pede ajuda para as situações mais básicas...

publicado por Cris às 13:21
link do post | comentar | favorito
16 comentários:
De Andreia do Flautim a 12 de Dezembro de 2007 às 14:31
LOL, parti-me a rir com o cartoon!
De Milena a 12 de Dezembro de 2007 às 16:03
Olá Cris!
Parabéns pelos avanços do Duarte.
Os avanços que ás vezes parecem pequeninos aos outros, são passos de gigante para nós e eles.
Eu também andei num impasse com o meu filho, na terapia educacional, pois ele também não falava com o psicologo e ía sempre contrariado, com a mudança de terapeuta, olha foi uma reviravolta grande, ele próprio me pergunta se hoje é dia de ir, e parece que está a dar alguns frutos por pequenos que sejam. Por isso se tiveres de mudar de terapeuta com o Duarte experimenta, porque de nada vale quando eles não colaboram e cada um tem uma maneira diferente de lidar/trabalhar com as crianças.
Um beijinho grande!
De Maria Henriques a 13 de Dezembro de 2007 às 13:56
Olá,

Sobre a terapia da fala ja me coloquei uma serie de questões, mas tambem concordo que o Duarte precisa de tempo e espaço (não sei se ele frequenta um infantário) mas a acho que o diálogo com outros meninos da mesma idade pode ajudar (para além do seu mano). Nste momento preocupa-me a nova cirurgia que o luis vai fazer (fechar o palato duro).
Seria possivel, quem já passou por essa experiência, partilhar comigo o processo (hospitalização, cirurgia e pos operatório)?
Agradeço muito os vossos comentários.
Beijinhos
De Rita Vasconcelos a 13 de Dezembro de 2007 às 16:31
Olá Maria, compreendo perfeitamente o nervoso miudinho da segunda cirurgia... O santiago foi operado ao palato duro no dia 11 de Agosto passado, em Sta. Maria. Inicialmente estávamos muito receosos mas a verdade é que esta segunda operação correu muito bem. Quando falo da operação não me refiro apenas à cirurgia em si mas a todas as questões associadas, que no fundo são muito mais complicadas de lidar, como o pós-operatório e a alimentação. Penso que facilitou um pouco o facto de estamos já familiarizados com os procedimentos hospitalares o que diminuiu a nossa angústia. Depois, temos de dar vivas ao nosso rapazote que foi um valente e que dispensou os analgésicos ainda antes de decorridas as 48h. O santiago foi internado no dia 11 de manhã, em jejum, entrou no bloco cerca das 9h e saiu cerca de três horas depois, directamente para os cuidados intensivos. Esteve aí, em observação durante 24 horas e depois passou para o internamento de cirurgia pediáttrica. Ao todo entrou na 2ª feira de manhã e saiu na 4ª à hora do almoço.
Para nós, apesar do desconforto que é dormir num cadeirão e não ter as nossas coisas connosco, a parte mais difícil foi o pós-operatório, em casa. Mesmo assim a diferença entre a 1ª e a 2ª operação foi enorme. Como o santiago estava a ter muita difuldade em dormir com as talas nós tirámos-lhas ao fim de uma semana e meia, sentimo-nos com confiança para o fazer.
Já conheces as talas da www.snnuglewraps.com?
Nós comprámos e achámos muito mais confortáveis do que as que fizeram no hospital. Encomendámos pela net e chegaram bastante rápido, custaram-nos 26.50€ já com portes.
Maria, há tanta coisa para dizer. Deixo-te aqui o meu email: ritavvasconcelos@gmail.com, estás à vontade para escrever quando quiseres, seja qual for a questão.
beijinhos
Rita
De Rita Vasconcelos a 13 de Dezembro de 2007 às 16:38
Sou uma mãe terrível... 11 de agosto foi a data da cirurgia ao palato mole e lábio, no ano passado. A deste ano foi a 6 de agosto (realmente uma segunda-feira) e ele teve alta a 8 de Agosto. Vi agora na agenda que no dia 10 já estávamos a passear no oceanário com os primos e no dia 14 fomos ao jardim zoológico... Que maluquinhos!
Bjs
De Rita Vasconcelos a 13 de Dezembro de 2007 às 16:45
www.snugglewraps.com , desculpa.
Mais bjs ;)
De Maria Henriques a 17 de Dezembro de 2007 às 09:15
Muito obrigado Rita!
Para além da cirurgia é claro, temos uma preocupação enorme pelo pós-operatorio. Isto porque o Luis perdeu muito peso aquando da primeira e embora tivessemos durante um mês a cuidar dele, a recuperação foi dificil! Eu penso que os procedimentos de Sta Maria devam ser semelhantes aos da Estefânia (pelo menos o cadeirão é o mesmo!!!) Quanto às talas também tivemos para adquirir as que menciona mas no hospital colocaram umas (inventadas por um pai de uma criança com o mesmo problema) ou seja é em tecido, são feito várias costuras para introduzir os "pauzinhos"de ver a garganta e nas pontas leva uma fita para atar. Deu resultado porque é fresco no verão, é leve e não magoa os bracinhos, então pedi à minha mãe e sogra para me fazerem uns quantos conjuntos para entregar no hospital, dado que só tinham dois conjuntos.
Uma vez mais, muito obrigado!
Um beijinho
De Anónimo a 13 de Dezembro de 2007 às 14:19
Olá, viva! A minha pequenita também passa a vida a pedir ajuda para tudo e mais alguma coisa e já não é assim tão pequenita como isso! Acho que são os mimos! Mas é agora que nós os devemos mimar...muito! Rapidamente crescem e já não pedirão ajuda desta forma! Beijinhos.
De Anónimo a 13 de Dezembro de 2007 às 14:21
P.S. O comentário acima é da girafa cor de rosa! É que não aparece a referência de quem é! As minhas desculpas. http://xm-girafadepatins.blogspot.com/ (girafa cor de rosa)
De Rita Falcão a 13 de Dezembro de 2007 às 22:47
Adorei o quadrinho e como são engraçadinhos nessa fase, hoje encerrou o ano letivo( foi uma choradeira só, pois estão partindo para a escola de ensino fundamental) e dia 18/12 é a nossa(dos professores efetivos) escolha para o ano de 2008. Como sou a última da escala, sempre fico com o que sobra e às vezes me arrepia em pensar que pode sobrar os pequenos bem pequenos(3-4 anos), gosto da turma de alfabetização são mais dinâmicos e autônomos(5-6 anos). Enfim vamos esperar para ver!!!!! Sorte para o seu Duarte e fique tranquila, pois as crianças que tem todo esse carinho dos pais, se desenvolvem muito bem e vencem todos os obstáculos!!!! Beijos doces para todos.
De Hindy a 14 de Dezembro de 2007 às 18:11
Vou passando devagarinho...

Beijinho hindyado



De isabel raposo a 15 de Dezembro de 2007 às 13:18
Olá minha querida,

vais ver que o Duarte vai dar a volta por cima... com muita brincadeira e mimos vocês vão conseguir superar esa prova e quando deres conta ele está um tagarela...
Em relação ao choro, o do JOão também é mais nasal do que é comum mas na fala isso não se verifica, por isso estás a ver que pode não estar relacionado...
Um grande abraço!!!

Isabel Raposo
De Fatima Casé a 26 de Outubro de 2009 às 12:23
Tenho dois filhos gemêos que tem problemas na fala, eles tem 03 anos e meio e não conseguiram desenvolver a fala correta para a idade , eles tem um linguajar muito bebê ainda, fala coisas que não dá para entender, diz uma e outra palavra quando quer, tenho dificuldade em faze-los repetir o que falo, acho que falta interresse da parte deles, já levei-os para o otorrino foi feito teste auditivo e não apresentou problema nehum, levei-os para neuro pediatra também não deu nada, eles estão sendo acompanhados por uma fono mais o processo está tão lento e a melhora também, eles também estão na escola, não vi muita mudança. confesso que não sei o que fazer, tento estimular muitas vezes, mas, não consigo resultados. há momentos que percebo um deficie de atenção. estou perocupada com o futuro deles, sinto que o tratamento com eles é diferenciado na escola. Gostaria de mais uma ajuda profissional e também de alguém que passa ou já passou por isto. Por favor aguardo resposta.
De Cris a 26 de Outubro de 2009 às 21:53
Olá Fátima
Não serei a melhor pessoa para a ajudar.... De qualquer forma parece-me uma mãe atenta que tudo fará para ajudar os seus filhos! Nunca desista de os estimular! O meu Duarte também custou a iniciar a fala, foi um processo muito lento que chegou a dexar-nos com os nervos à flor da pele e agora já ninguém o cala.... Eles ainda são novinhos, tenho a certeza que conseguirão ultrapassar essas dificuldades! Muito amor, estímulo e compreensão são, certamente, o melhor remédio! A seu tempo os bons resultados surgirão! Tenha fé... confie na ajuda dos técnicos que estão a apoiá-la!

Beijinhos
De Fátima a 27 de Outubro de 2009 às 11:48
Obrigado pelo incentivo Cris, as vezes agente não sabe o que fazer não é mesmo? tenho tentado não desanimar, pois eles são o milgre especial que Deus fez na minha vida, o que me preocupa muito mais é como as pessoas ao nosso redor lida com as dificuldades e nós sabemos que quando foge da normalidade muitas vezes gera preconceito. Bem, confio e creio em Deus que ele fará algo.
Um beijo e parabéns pela evolução do Duarte. Que Deus os abençoe!
De daniela a 4 de Janeiro de 2013 às 02:35
ola. tenho um bebe que fez agora 4 meses dia 31 de dezembro de 2012 nasceu com fenda palatina e esteve internado 7 dias na neonatologia do hosptl sao joao porto. tem uma alteraçao no cromossoma 4
nos primeiros tempos foi muito complicado, pois nao contei a ninguem, so os avos do rafael e que sabiaam, mas começaram a desconfiar por os barulhos que ele fazia. poucos dias antes de fazer 3 meses começou a comer a papa e a sopa... a papa come muito bem quando acaba ainda fica a olhar para mim, a sopa e que ja é o Deus me livre... vem tudo pelo nariz porque ele nao gosta... quando acaba de comer tenho que estar algum tempinho para ele arrotar tudo porque eles engolem muito ar.. tenho de estar atenta se as vezes o deito a durmir ele acorda e tenho logo que o levantar se nao vem o leite pelo nariz. nao abanalo porque o leite vem todo para fora, convem estar sossegado. nunca dar o leite deitado, convem estar sentado para nao se engasgar, nunca tive esse problema, deixalo descansar, e se nao quiser mais eu nao insisto para nao se entalar. se vier pelo nariz ou quando come a sopa ele como nao quer deita pelo nariz eu logo de seguida aspiro (aspirador nasal) e limpo com um cotonete com cuidado. para ser facil e talvez muitas maes nao sabem eles ao primeiro nao sabem comer de colher por isso o que se faz e meter uma colher de sopa ou de papa e logo de seguida a xupeta assim nao deitam para fora e mamam. o rafael berrava muito a comer a sopa nao gosta entao o que eu faço é juntar um bocadinho de boiao de fruta na sopa fica mais doce e mais facil para lhe dar... aprendi rapido a dar o leite, apesar que eu sou a unica que lhe sei dar o leite todo rapidinho para o problema dele e sem vir nada por fora :) comprei um biberao da NUBY que e todo em selicone entao e so apertar e o leite vai para dentro. ele cansa-se muito e claro, mas eu nem o deixo estar a puxar, pois nao vale a pena porque ele nao consegue mamar, ja demora algum tempinho para o fazer anda a volta de 15 ou 20 minutos para lhe dar 120ml de leite. em abril de 2013 vai ter consulta com o dr bessa monteiro e depois operado por ele. foi o pediatra dr almeida santos que o encaminhou para ele... dizem muito bem dele.... agora e esperar para ver os resultados finais neh??? :) estou confiante que vai correr tudo bem, uma das minhas duvidas e se vai falar pelo nariz ou se isso n acontece porque e operado antes da fala? depois fica normal? tem que andar sempre em consultas? eu para ja nao trabalho porque so eu sei os truques dele e tenho muitas consultas e ortopedia neonatologia cardiologia etc etc etc... vai ter agora dia 18 de janeiro de 2013 a 1º consulta de grupo... os medicos disseram que nao afeta os dentes. e fenda palatina bilateral. espero ter ajudado e que me ajudem

Comentar post

.mais sobre mim

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Regresso ao ativo...

. O tempo voa...

. Por aqui...

. Mais uma estrelinha brilh...

. Dizem...

. "Vestido" novo ;)

. Uff...

. o que é o sindrome de ASP...

. Brrrrrr....

. Há sempre...

.Leitura do momento...

Diz-me Quem Sou

.links

.pesquisar

 

.arquivos

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.tags

. todas as tags