Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

Especial...

 

                     

 

      ... eu já sabia que ele é... o meu Duarte!

 

      Estas férias, nas mais variadas situações, fomo-nos apercebendo ainda mais, como é grande a sua apetência e competência ao nível da Matemática (tendo em conta a sua idade - 5 anos!).

      O passatempo preferido dele é fazer somas orais... e já não andamos no dois mais dois nem nas dezenas, frequentemente desafiamo-nos com contas ao nível das centenas... e ele acerta quase sempre!

      Sabe ver as horas e já percebeu que 18 horas são 6 da tarde. Quando verifica as horas faz imediatamente a correspondência. Tive de colocar um relógio digital no quarto deles porque ele quer verificar as horas a todo o momento...

      Até com o dinheiro nos surpreendeu! Um dia destes quando recebemos um troco em moedas de 10, 20 e 50 cêntimos, identificou, em segundos, a totalidade do troco... Claro que tem bem controlada a totalidade de dinheiro que possui no mealheiro - notas e moedas!!

      No outro dia o pai aumentou a exigência só para experimentar: colocou 20 uvas na mesa e perguntou-lhe quantas calhariam a cada um de nós quatro... Num abrir e fechar de olhos ele disse "cinco para cada um!!"

 

      ... e depois há o outro lado...

 

     Todos os dias há uma série de birras sem sentido, grita quando o contrariam ou não lhe corre bem qualquer actividade, recusa qualquer explicação, acha que tem sempre razão e que todos devem agir de acordo com o que ele pretende... contraria todas as minhas decisões em relação ao que deve vestir ou comer ou fazer... Enfim, consegue tirar-me, muitas vezes, do sério!!

 

      Definitivamente, este meu menino é especial, especialíssimo... e eu tenho de o "estudar" muito bem para nos entendermos...

 

      Iniciámos consultas de Psicologia... temos um longo caminho a percorrer!!

 

 

publicado por Cris às 19:05
link do post | comentar | favorito
20 comentários:
De Deia a 26 de Agosto de 2010 às 21:47
Tens um pequeno génio!
De Cris a 27 de Agosto de 2010 às 13:20
Um génio com um "geniozinho" muito peculiar!!

Bjs*
De magnolia a 26 de Agosto de 2010 às 22:15
Não dizem que Einstein tinha um feitio muito especial??? Pois é, os pequenos génios também têm:))

Beijinhos a todos:)
De Cris a 27 de Agosto de 2010 às 13:22
Pois... isso preocupa-me!! Tem sido uma aprendizagem constante, lidar com este pequeno rebelde!!

Beijinhos
De mamaepedro a 27 de Agosto de 2010 às 09:54
Também não me perguntes como, o meu tb sabe que 21h são 9, e por aí fora, eu não me lembro de o ensinar... tb gosta mto de fazer contas, mas tem a mania de me perguntar números muito altos que nem sei qtos zeros tem aquilo :O)
Não é costume dizerem : "Tem um géniozinho..." pronto tens um miúdo duplamente génio :o)))) de inteligência e de carácter ;o)

Beijokinhas
De Cris a 27 de Agosto de 2010 às 13:29
Muitas vezes quando leio as tuas descriçõs sobre o Kiko, identifico um pouco o Duarte, com a diferença que sinto no teu filhote uma criança serena e controlada... Já o Duarte, ferve em pouca água, é teimoso até ao limite da minha paciência e demasiado anti-social!
Já leste alguma coisa sobre a informação neste site?: http://peregrina12.planetaclix.pt/criancasindigo.html

Beijinhos
De mamaepedro a 27 de Agosto de 2010 às 13:59
Havia antigamente um blog que eu seguia que falava muito de crianças indigo e cristal, a moça agora até o retomou, acho que é de Leiria até...nunca falei neste assunto, porque é um assunto que muitos não percebem e fere susceptibilidades, possivelmente, mas a tia do Pedro sempre disse que ele o era (é muito ligada a coisas espirituais), eu, lendo bem, encontro algumas semelhanças, mas muitas não, mas associei também muitas ao teu Duarte, será?
Eu gosto muito de ler estas coisas diferentes, há sempre assuntos com muito nexo...

Beijokas
De Cris a 27 de Agosto de 2010 às 14:18
Tenho lido muito sobre este assunto e não consigo integrar o Duarte neste grupo... há muitas características que ele não tem, de todo... mas pelas descrições que fazes do Kiko parece-me muito... e isto trata-se de uma inexperiente a falar!! Concordo contigo, ainda há muitas pessoas que não entendem nem aceitam esta realidade...

Provavelmente estás a falar da Sofia, de Leiria? Somos conterrâneas e conhecemo-nos exactamente porque os nossos filhos mais novos nasceram com o mesmo problema e foram operados pelo mesmo cirurgião.

Beijinhos
De mamaepedro a 27 de Agosto de 2010 às 14:47
Acho que sim, tenho ideia que um dos filhotes tinha um problemazito, sim...
As coisas que não acho que tem a ver com ele: Excessivo montante de energia, alta sensibilidade, distrair-se facilmente, baixo poder de concentração e ter muitos medos.
Mas já falaste com ela sobre isto? Pelo que percebi ela abriu um espaço por essa zona...

Beijokas
De Cris a 27 de Agosto de 2010 às 15:00
Ela já mo tinha dito ainda ele era bebé... mas como fui lendo e encontrando poucas afinidades...

Pois são exactamente essas características que o Duarte tem a mais: muita energia, desconcentra-se com alguma facilidade, ou melhor desliga quando se sente cansado da tarefa, medos já teve mais, agora estão mais controlados mas recordo-me como gritava e fugia ao simples som da varinha mágica... Mas falta-lhe sensibilidade espiritual, descontrola-se muito facilmente em termos emocionais, reage impulsivamente em relação ao que vai contra as suas intenções... A psicóloga é de opinião que ele vai precisar de apoio nas aulas pois vai ser difícil mantê-lo atento e concentrado nas actividades escolares!

Temos de ir observando estes filhotes especiais para melhor os saber acompanhar e compreender...


De mamaepedro a 27 de Agosto de 2010 às 15:14
Estive agora a reler as crianças cristal, o P. tem muito mais a ver com este, no entanto, também há duas coisas que saõ indigo que é serem fortes fisicamente e mentalmente que no cristal não existe...é possivel que não tenham de ter estas caracteristicas todas ...

http://www.comunidadeespirita.com.br/reflexoes/criancaindigo/criancas%20cristal%20e%20suas%20caracteristicas.htm
De Cris a 27 de Agosto de 2010 às 15:32
Acho que tens razão... os cristais parecem mais concentrados e serenos!

Ainda não consegui ler o livro de Teresa Guerra, mas está na minha lista...
De cuidandodemim a 27 de Agosto de 2010 às 11:56
As crianças assim são de facto fantásticas, mas lá está, há o perigo de se quererem tornar donas da razão. Tenho a certeza de que como professora e mãe sabes perfeitamente o que fazer, pois sabes o filho especial que tens.
Bjns
De Cris a 27 de Agosto de 2010 às 13:34
Eu própria senti necessidade de pedir ajuda... O Duarte é uma criança com muitas particularidades! Tão diferente de gerir a sua conduta do que foi com o Nuno! Eu sei que todas as crianças são diferentes, os irmãos também, mas estes dois, neste aspecto.... A própria Psicóloga concordou que vai ser uma criança para quem é necessária uma sensibilidade e paciência fora do comum. Por exemplo uma posição autoritária está fora de questão, isso passa-lhe completamente ao lado...

Beijinhos
De mamaepedro a 27 de Agosto de 2010 às 14:51
http://sofiacoutinhogalvao.blogs.sapo.pt/

É mesmo a mesma pessoa de que estávamos a falar :)
De Cris a 27 de Agosto de 2010 às 15:01
Exactamente!
Ela abriu um novo espaço, mas ainda não tive oportunidade de visitar...

Bj*
De Miss Pepper a 1 de Setembro de 2010 às 15:09
Cris, andei a espreitar o teu blog e encontrei este post. Também tenho uma priminha que eu criei que é uma criança especial e ao ler algumas particularidades do teu filhote, encontrei semelhanças com a minha B.. Não leves a mal o que te vou perguntar pois estas coisas são matérias muito sensíveis... já investigaste o síndrome de Asperger? A minha B. tem num nível muito baixo. Estas crianças são muitíssimo inteligentes mas têm comportamentos incompreensíveis como as birras sem motivo aparente, se os contrariamos é uma tragédia, gostam de mandar, etc...

Força e coragem!

Beijokas!
De Cris a 1 de Setembro de 2010 às 15:19
Iniciámos há cerca de um mês consultas de Psicologia exactamente porque tenho investigado demais (acrescido do facto de estar na Educação Especial!) e as características batem certo em muitos pontos!! Estamos em avaliação neste momento, um pouco dificultada porque o Duarte nem sempre colabora...
Não levo nada a mal, até agradeço o teu contributo... Não sou uma mãe que rejeita à partida um diagnóstico só porque desejaria que ele não existisse... Neste momento toda a informação é bem vinda pois, seja o que for, quero estar preparada para poder apoiar o Duarte da melhor forma!!

Beijinhos
De Miss Pepper a 1 de Setembro de 2010 às 15:53
A minha priminha B. é seguida desde muito pequena nas "Diferenças" em Lx, e lá têm feito um excelente trabalho. Foi detectado muito cedo o problema dela. Se te puder ajudar nalguma coisa... dispõe! Posso até dar-te o meu MSN.

Beijokas
De Cris a 1 de Setembro de 2010 às 18:09
Também há um desses Centros aqui relativamente perto... nas Caldas da Rainha!
Por enquanto estou satisfeita com o trabalho desta psicóloga (é a segunda a que vamos... não senti esta empatia com o primeiro e nestas coisas levo muito em conta o meu feeling!). Veremos como decorrem as próximas sessões...
Obrigada pela disponibilidade

Beijinhos

Comentar post

.mais sobre mim

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Regresso ao ativo...

. O tempo voa...

. Por aqui...

. Mais uma estrelinha brilh...

. Dizem...

. "Vestido" novo ;)

. Uff...

. o que é o sindrome de ASP...

. Brrrrrr....

. Há sempre...

.Leitura do momento...

Diz-me Quem Sou

.links

.pesquisar

 

.arquivos

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.tags

. todas as tags